ESTUDANTES DO MUNICIPIO RECEBEM PREMIAÇÃO EM MATEMÁTICA

• ESTUDANTES DO MUNICIPIO RECEBEM PREMIAÇÃO EM MATEMÁTICA

Assunto: Educação  |   Publicado em: 25/06/2024 às 17:06   |   Imprimir

Mais uma vez, a UFSM esteve na coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), cuja 18ª edição foi realizada em 2023. Em todo o país, foram inscritos mais de 18 milhões de alunos, sendo que, destes, cerca de 846 mil foram classificados para a segunda fase.  A Coordenação Regional (RS02), sediada junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, abrange um total de 127 municípios das regiões central e noroeste do Rio Grande do Sul, compreendendo 1.047 escolas públicas e privadas. Na 18ª edição, a regional teve, a nível nacional, 12 medalhistas de ouro, 34 de prata e 83 de bronze, além de 24 professores e 16 escolas. Em âmbito regional, foram 205 medalhistas de bronze, 96 de prata e 28 de ouro.

O estudante Vítor Ludwig, cursando o 1º ano do ensino médio na Escola Madre Madalena, recebeu menção honrosa a nível nacional e medalha de bronze a nível regional, referente a OBMEP de 2023, quando estudante da escola JM. Já o estudante Felipe Knierim, cursando o 8º ano da Escola JM, esteve recebendo medalha de bronze a nível nacional, e medalha de prata a nível regional, aumentando assim, a sua coleção de medalhas já conquistadas em outras edições da OBMEP.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem por objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, identificar jovens talentos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A olimpíada é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma prova de 20 questões de múltipla escolha. Os melhores colocados classificam-se para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva com seis questões.

Segundo a professora do Departamento de Matemática da UFSM Taisa Junges Miotto, coordenadora regional da OBMEP, a UFSM tem um papel importante, pois auxilia com infraestrutura e toda a parte administrativa da aplicação da prova – divulgação, logística, contratação de coordenadores e fiscais de sala. A correção regional das provas da segunda fase é feita por professores da Universidade, que ainda fornece sala para sediar a coordenação da OBMEP. “A OBMEP ajuda a formar um elo entre a UFSM e a comunidade escolar da regional”, destaca Taisa.

A cerimônia regional de premiação da 18ª OBMEP ocorreu no dia 21 de junho no Park Hotel Morotin, em Santa Maria, com a presença de autoridades, professores e familiares.

Parabéns aos alunos premiados e seus familiares pelo apoio aos estudos, e que sirvam de inspiração para que cada vez mais estudantes do município venham a se destacar no seu aprendizado. Parabéns também aos professores e as escolas do município pelo constante empenho na qualidade da educação oferecida aos munícipes.